sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Qualidades necessárias em um líder

-
Segundo Larry Bossidy ex-CEO da Honeywell International Inc. ex-CEO da Allied Signal ex-vice-presidente do conselho da General Electric Co.

Ser um grande líder não significa apenas ser um especialista em finanças ou operações ou um estrategista brilhante; requer qualidades emocionais que se irradiem pela organização inteira.

Essas qualidades incluem:

􀂄 Autenticidade. Isso significa valorizar a ética e criar uma organização ética por meio de líderes que se recusem a seguir o caminho mais fácil.

􀂄 Autoconsciência. Líderes sentem-se à vontade com suas qualidades, estão cientes de suas deficiências e não temem contratar pessoas melhores que eles próprios.

􀂄 Domínio de si. Grandes líderes estão sempre aprendendo e mudando. Embora preservem sua ética e valores essenciais, nunca hesitam em promover mudanças.

􀂄 Humildade. Não existe lugar para egos monstruosos. Os grandes líderes sabem ouvir e aprender, não são arrogantes e promovem um ambiente propício ao debate salutar e ao compartilhamento de novas idéias.
-

2 comentários:

  1. A liderança significa tanto saber falar como escutar, é ter visão com consenso. Um líder constrói uma rede de relações dentro da profissão e articula as possibilidades que estão emergindo para o pensamento em conjunto sobre a profissão.
    As qualidades citadas por Larry Bossidy em minha opinião estão muito bem colocadas para uma boa liderança, mas acima de tudo, responsabilidade, imparcialidade e compreensão são básicos não só para um líder, mas pra qualquer pessoa que queira conviver em sociedade.E o principal é ter humildade suficiente para aceitar que sempre pode e deve aprender!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que muitas pessoas confundem o que é ser um líder de verdade. Um líder é aquele que ensina e que não tem vergonha em aprender. é o que conversa e não o que xinga. O líder é uma pessoa em que todos podem confiar e não um delator que só pensa no seu crescimento. O verdadeiro líder é aquela pessoa normal com sentimentos em que todos se espelham. Ter um posto mais elevado não significa que se é um líder. A liderança é como o respeito. O respeito não é imposto pelo medo é sim adquirido.

    ResponderExcluir

Não esqueça de inserir seu nome ao final do comentário.