domingo, 8 de fevereiro de 2009

Promoção antes da hora pode prejudicar carreira?

-
Pronto para ser promovido? Saiba que promoção antes da hora pode prejudicar carreira

"Toda promoção é marcante, porque sempre envolve muita expectativa, ansiedade e preparo. No entanto, por implicar mais responsabilidade e cobrança, se não acontecer no momento adequado, pode causar danos à carreira do profissional, bem como à empresa que agiu de forma equivocada".

A opinião é do sócio da Search Consultoria em Recursos Humanos, Marcelo Braga. Para ele, uma promoção antes da hora pode fazer com que a empresa tenha de reverter sua decisão, por mais que ela também tenha grande parcela de culpa no erro.

Mas quem sai mais prejudicado da história é o funcionário, que coloca em risco o seu emprego, além de deixar marcado no seu histórico profissional um "insucesso", garante Braga. "No currículo, ficará nítido que ele não foi bem-sucedido na promoção, caso fique pouco tempo neste cargo", diz.

PRIMEIRA PROMOÇÃO
O especialista explica que as promoções podem ser classificadas de acordo com o momento vivenciado na carreira. Na primeira, o profissional assume o cargo de gerente ou de líder de equipe.

Ele deixa de ser um profissional meramente técnico e executor e passa a ter de lidar com a complexidade de gerir pessoas e processos objetivando resultados. "A habilidade técnica na função que costumava exercer foi o motivo pelo qual o profissional ganhou destaque e recebeu a promoção, mas ela deixa de ser tão importante quando seu trabalho passa a ser estratégico", diz Braga.

É possível que o promovido vivencie conflitos com seus colegas de trabalho, que, até então, o viam como um par. Não é fácil virar chefe dos amigos. "Provavelmente, alguns deles também tinham a expectativa de assumir a posição de líder. Por isso, passam a medi-lo e prová-lo em todas as circunstâncias. As competências necessárias para esta fase são muito distintas das competências exigidas até então e, na maior parte dos casos, o profissional não teve a oportunidade de testá-las".

Não se pode esquecer que, independentemente das barreiras que venham a surgir após a promoção, o recém-promovido será cobrado e, se não der resultados, poderá ter a carreira comprometida.

SEGUNDA PROMOÇÃO
A segunda promoção ocorre quando o profissional assume uma posição de executivo da empresa. "Em linhas gerais, podemos dizer que a grande diferença entre o gerente e o executivo é que o primeiro é responsável por fazer com que a estratégia de curto prazo seja executada conforme o planejado, ao passo que o segundo é encarregado de liderar este gerente, em como de preparar a empresa para o futuro. Neste caso, mais uma vez, são esperadas competências que até então não eram exigidas do profissional".

ESTOU PREPARADO ?
Mas como, afinal, saber se está preparado para ser promovido? O especialista recomenda preparo: "Procure ter um excelente background acadêmico, aperfeiçoar o conhecimento de línguas estrangeiras, realizar cursos técnicos de liderança, estratégia, team building, entre outros".

Para ele, o desenvolvimento de competências pessoais, de relacionamento interpessoal, também é fundamental, assim como saber gerenciar orçamentos.

Outra dica para descobrir se está pronto para a promoção: "procure sempre se ver na posição do seu superior imediato. Tente enxergar a empresa com o olhar dele, entender as dificuldades que podem surgir e, enquanto ainda não for promovido, crie situações similares no dia-a-dia para quando o grande dia chegar não surgirem tantas surpresas".

"Outra forma é procurando assistir o chefe imediato em projetos especiais. Todo executivo tem projetos na gaveta que gostaria de avaliar melhor, mas faltou tempo para se dedicar. Além disso, substituir o gestor em férias e licenças é um bom exercício".

A CARREIRA É UM FUNIL
A carreira é sempre um funil. Para toda posição, terá muito mais candidatos do que vagas. Desta maneira, o preparo necessário para que se mereça uma promoção não pode começar apenas quando o profissional estiver na eminência de dar um passo maior.

"Este preparo deve acompanhar o profissional durante toda a sua carreira. Na vida profissional, não cabe o estudar de véspera, como muitas vezes acontece na vida acadêmica. O profissional constrói sua imagem, seus conhecimentos e também reforça competências pessoais a cada dia, a cada projeto", garante Braga.

Infelizmente, no entanto, nada garante o sucesso após a promoção. "Sempre existirá um ar de incerteza, mas caberá ao profissional promovido saber ler o ambiente com rapidez e conseguir se posicionar adequadamente o quanto
antes".

Por Karin Sato - InfoMoney

-

35 comentários:

  1. Qual a sua opinião sobre o texto ? Comente.

    Clique abaixo em "Postar um comentário"

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que uma promoção antes da hora certa pode sim prejudicar uma carreira, por que se você não esta totalmente preparado para assumir um cargo acima do seu, se você nao esta preparado para "bater de frente" com seus amigos que provavelmente tambem estavam de olho nesta mesma promoção, você não terá sucesso dali pra frente...Porque invejosos, pessoas querendo lhe passar pra trás é o que não falta hoje em dia.Eu concordo com a opinião do Gerente Marcelo Braga para ver se realmente está preparado para tal função dentro da empresa.
    ..."procure sempre se ver na posição do seu superior imediato. Tente enxergar a empresa com o olhar dele, entender as dificuldades que podem surgir e, enquanto ainda não for promovido, crie situações similares no dia-a-dia para quando o grande dia chegar não surgirem tantas surpresas"!
    Porque só assim você verá se já é um profissional capacitado para ser um "superior".

    ResponderExcluir
  3. ...o que dizer...na verdade qualquer promoção é um desafio...se for uma atitude pré-matura maior ainda será o desafio...não acredito que toda e qualquer promoção antes da hora seja um fracasso, pode tratar-se de uma fase de crescimento um pouco mais profunda que em outros casos, pois uma pessoa que reconhece suas limitações vai tentar se esmerar para permanecer no cargo. Quanto a competitividade que existe nas equipes e que pode se acentuar quando um da equipe é promovido deve ser encarada com naturalidade, o promovido deve ser maduro o suficiente para lidar com isto, favorecido pela autonomia que lhe foi confiada e os demais deveriam continuar trabalhando em busca de seu reconhecimento para futuras promoções. Concordo que, em alguns casos, a promoção é tão precipitada que atrasa o desenvolvimento da empresa, vai atrasar se a pessoa não tiver o apoio da empresa, ou se não estiver qualificada para tal cargo e, esta não reconhecer tais limitações, pois existem pessoas que não são qualificas mas buscam se interar dos assuntos para acompanhar o ritmo da empresa. Mais preocupante do que a pessoa receber um cargo para o qual não está preparado é estar num cargo para o qual não tem perfil. Na minha opinião este fato é mais grave...neste caso não há treinamento bem-sucedido, não há busca por auto-desenvolvimento. Ao meu ver, o funcionário deve ser auto-crítico e se avaliar se está à altura de determinados cargos, se estiver de olho em agum, se preparar, como dito no texto, se aproximar das funções do cargo, se interar de fatos que influenciam nas tarefas e não se subestimar...

    ResponderExcluir
  4. Acho realmente que a promoção é algo muito importante, pois se não vier na hora certa pode destruir uma carreira.As decisões que envolvem essa questão são até certo ponto bastante contraditórias pois ah por um lado a hora de colocar em prática o que aprndemos ou o que planejamos, mas há também a visão de que se o momento não for exato pode levar o profissional a não saber como agir e reagir diante do fracasso. Pois normalmente estamos preparados para executar as tarefase não termos que organizar uma equipe para ele de forma unida executar. Mas temos também a questão de que a promoção quando bem planejada e estruturada e uma forma nova e desafiadora de encaramos o progresso de nossa carreira aos olhos do mundo.
    Pois as vezes diante de tantas experiencias teoricas é bom poder executar na pratica todo preparo ao qual nos dedicamos na obtenção de uma promoção, sem essas novos desafios não temos a prova concreta de que podemos ou não desenvolver todo o aprendizado acumulado.

    ResponderExcluir
  5. Vejam o texto de Stephen Kanitz que tem relação com nosso texto.

    "Crescem sinais de que os 100 dias de Obama, que vencem na primeira quinzena de abril, serão negativamente avaliados. Isto poderá ser um desastre.

    Obama propositadamente se comparou com Lincoln, Kennedy, e se disse o Novo, o Inovador. A imprensa americana e mundial fizeram o mesmo, aumentando exageradamente as expectativas.

    Quanto maior as expectativas, maior o tombo, e Obama superestimou as suas capacidades administrativas e subestimou as necessidades do cargo. Nunca administrou um Estado sequer, uma Prefeitura. Nunca se interessou em fazer um MBA ou um desses cursos caça niqueis em Negócios.

    Obama ja dá sinais de não estar conseguindo lidar com o stress, de que o cargo está sobrecarregando a sua capacidade de lidar com os problemas, em parte por falta de treinamento prévio.

    Em 40 dias, já está com cabelo branco, o que é bastante preocupante. Muito preocupante, como qualquer professor de administração pode lhes confirmar. Seu corpo está em ritmo de desgaste não compatível com capacidade de lidar com o stress.

    Obama está demonstrando sinais de "analysis paralisys", paralisado e pedindo mais tempo para analisar o problema, erro fatal que todo adminitrador aprende no primeiro ano do curso.

    A última medida, de fazer "stress test" nos bancos para daqui 6 meses avaliar mehor a situação é um claro sinal "analysis paralysis". Uma má noticia ainda não divulgada na blogosfera...

    Fonte: http://brasil.melhores.com.br/2009/03/as-verdadeiras-m%C3%A1s-noticias-i.html

    ResponderExcluir
  6. Bom, concordo que uma promoção antes da hora possa prejudicar uma carreira, pois o indivíduo não preparado pode não corresponder as exigências e necessidades do cargo, assim "queimando" o seu currículo para a empresa e outras futuras. Porém o funcionário não é o único a sair perdendo nessa história, depedendo do cargo e responsabilidades assumidas pode-se também colocar a empresa em risco (fazendo algo com o qual não está acostumado/preparado e denegrindo a imagem da empresa frente aos clientes - por exemplo). Concordei com a parte que as promoções podem ser classificadas de acordo com o momento vivenciado na carreira, assim o funcionário é capacitado pouco a pouco para desempenhar corretamente e com eficiência (e eficácia) sua função...

    ResponderExcluir
  7. Acredito que uma promoção não aconteça do dia para a noite. Hoje, a grande maioria das empresas preparam os funcionários para que sejam cada vez mais profissionais, comprometidos e praparados para encarar novos desafios, como o da a promoção. Cada vez mais as empresas montam suas equipes com profissionais que mostram ter perfil empreendedor, que saibam trabalhar em grupo, compreendendo e liderando colegas e atividades. Penso que nos dias de hoje, as empresas trabalham muito bem os funcionários para que assimilem da melhor maneira possivel uma promoção,encarando-a da maneira mais natural possivel. Além disso, existem as avliações de desempenho do funcionário, onde com toda certeza, as empresas podem notar quem são os funcionários que realmente possuem potencial para uma promoção. O que pode acontecer, é a empresa fazer avaliações precipitadas e promover pessoas que não estejam preparadas para assumir cargos de liderança e chefia. Nem todas as pessoas tem o perfil para liderar, para desenvolver novas idéias e comandar projetos, e é a empresa que deve avaliar o seu funcionário da maneira mais precisa possivel. Acredito que o profissional recém promovido deve encarar o novo desafio, e como um bom administrador, estar preparado para avaliar o novo ambiente de trabalho da forma mais clara possivel, evitando desespero e decisões precipitadas.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que para todas as coisas existe um tempo certo para acontecer, bem como numa promoção. Para um profissional, é importante uma auto-análise antes de assumir uma posição mais elevada, ele deve saber se está pronto e se tem o perfil para tal função, afinal, ele pode não estar preparado, o que pode gerar uma certa frustração. Um profissional deve estar sempre se atualizando, estudando e cada dia buscando mais informações a respeito do meio que o cerca, pois nunca se sabe a hora em que se pode receber uma oportunidade de crescer profissionalmente.
    Penso que o executivo que promove um funcionário, antes de fazê-lo deve também deve analisar se este profissional é competente para a área que ele necessita, pois se ele não fizer esta avaliação, também pode acabar se decepcionando. Tomar decisões precipitadas, pode trazer a organização conseqüências indesejadas, logo, em suma, penso que de ambas as partes devem estudar a possibilidade para que ninguém se prejudique.

    Aline Mariel Arend

    ResponderExcluir
  9. Acredito que uma promoção antes da hora, pode sim comprometer a carreira. Mas por outro lado creio que possa ser um desafio. Desafio este que incentiva a pessoa promovida a se interar dos fatos, buscar sempre mais o desenvolvimento de seu conhecimento e o mais importante a superação diária, superação esta que trará somente bons resultados pessoais e para a organização, por que quando nos superamos mostramos a nós mesmos que somos capazes de alcançar cada vez mais nossos objetivos. Como citado no texto, para que a empresa não tome nenhuma decisão precipitada, e seja prejudicada por tal decisão, a mesma deve analisar o profissional antes da promoção, saber assim se ele esta apto a assumir novas responsabilidades que lhe serão delegadas.
    Creio que ao sermos promovidos, devemos gerar resultados positivos, provarmos que somos capazes de assumir tais responsabilidades e tomar decisões fazendo assim, jus a promoção que nos foi concedida, para que a empresa não se arrependa da promoção.

    ResponderExcluir
  10. Uma promoção é sempre uma coisa boa e um grande desafio.Mas se a pessoa não estiver pronta para passar por esse desafio, poderá estar jogando sua promoção fora e poderá ter sua carreira prejudicada. Um profissional deve estar sempre se atualizando, para estar sempre preparado para novos desafios. E a empresa também deve analisar bem quando é o momento certo para a promoção de um funcionário, para não trazer para a organização consequências idesejadas.
    Denise Maurer

    ResponderExcluir
  11. Com certeza uma promossao antes da hora e prejudicial. Por nao estar preparado, o profissional ira se prejudicar e prejudicar a empresa . Na instituicao onde trabalho , quando o gerente geral entra em ferias o mesmo e substituido por uma gerente de contas ou gerente administrativo. Sendo assim, cada um ja pode medir se e ou nao a hora de uma promocao. Caso contrario, realmente fica dificil saber qual e o melhor momento para a promocao.

    ResponderExcluir
  12. A promoção antes da hora prejudica muito. Cabe a empresa antes de promover avaliar bem o funcionário, se possui as qualificações necessárias para o cargo, mas o funcionário antes de tudo precisa mostrar interesse e se qualificar na área que pretende atuar, para que possa ser um candidato para vaga desejada. Depende da empresa e do funcionário para a promoção ser bem sucedida.

    ResponderExcluir
  13. Na minha opinião, uma promoção antes da hora pode ser prejudicial sim, pois para uma pessoa que não esta preparada para determinado cargo, ou não está pronto para assumir uma responsabilidade maior, pode se atrapalhar e acabar pondo em risco a reputação da empresa onde trabalha e também sua própria carreira profissional em empregos futuros. Acredito sim que as promoções devem ser dadas de acordo com o nível de "competência" da pessoa.A pessoa sendo avaliada e constatado que é possível dar uma promoção, que essa pessoa é capaz de realizar determinada função com responsabilidade e eficiência (eficacia), aí sim, essa pessoa esta preparada para receber uma promoção.

    ResponderExcluir
  14. No meu ponto de vista uma promoção precipitada pode sim prejudicar o profissional, assim como a empresa, caso não seja bem estudada. Antes de acontecer a promoção a empresa deverá fazer uma análise minuciosa em relação ao profissional que assumirá o cargo, para ver se este se enquadra ou não no perfil desejado.Em contrapartida o profissional deverá se mostrar disposto a assumir o novo desafio e se preparar para tal.

    ResponderExcluir
  15. Estefânia Zang Krauspenhar31 de março de 2009 às 14:13

    Acredito que uma promoção antes da hora possa prejudicar sim a carreira deste funcionário, pois quando ainda se está num período de aperfeiçoamento dentro da empresa, ele terá de estar preparado para qualquer tipo de situação que possa ter que resolver, e se ele não se preparou bem, pode acarretar em demissão ou insucesso na empresa. Mas mesmo que a promoção seja precoce, deve se fazer o possível com que isto se torne uma boa oportunidade, para mostrar suas habilidades e que possa mostrar bons resultados a empresa. Achei muito interessante as dicas para quem pretende ser promovido, pois mostra como cada um deve ter sua visão perante os colaboradores, colegas e a empresa...
    Estefânia

    ResponderExcluir
  16. Deise Tatiane Dietrich31 de março de 2009 às 20:01

    Concordo com essa afirmação, pois a pessoa que não conhece a estrutura do seu novo serviço, da sua importancia, poderá prejudicar-se a si mesmo e a empresa.Mas por outro lado, a pessoa tem a oportunidade de conhecer uma nova área,adquirir conhecimentos e aplicá-los respectivamente, podendo mostrar também as suas habilidades.Cada pessoa tem seu grau de dificuldade,não é porque vem da produção de uma empresa que ela não possa ser uma excelente contabilista, existe um pouco de preconceito em relação a isso.Ninguém quer ceder seu lugar tememdo um desemprego, mas tambem não procuram se atualizar e ficam
    parados no tempo.Se houve a chance de crescimento numa empresa é preciso aproveitar muito.

    ResponderExcluir
  17. Na minha opinião, essa questão é bastante relativa,pois vai depender muito de cada profissional. Com certeza o ideal é que a pessoa promovida estivesse de fato preparada, que já conhecesse um pouco da rotina do novo cargo que ele passará a ocupar. No entanto nem toda promoção é planejada em um empresa. No caso de um gerente se desligar de forma inesperada da empresa e precisar ser substituído com urgência, acho mais lógico promover um subordinado do ex gerente do que trazer algum do mercado,que nem conhece a cultura da empresa.Com certeza isso será um grande desafio ao novo gestor e para que ele consiga desempenhar um bom trabalho precisara de muito empenho e determinação. E isso é uma questão particular de cada pessoa, pois
    Precisamos sempre superarmos as nossas próprias expectativas.
    Adriane Collet

    ResponderExcluir
  18. Acredito que seja predicial a promoção antes do tempo certo. Quando voce é promovido é sinal que a empresa acredita que voce já esta preparado para ocupar um cargo de maior confiança. Já passou a hora de se aperfeiçoar e está na hora de por em prática as habilidades conquistadas. Como o próprio texto já diz nesse caso não adianta estudar na véspera, pois as pessoas vão te cobrar informações a toda hora e voce precisa saber. Porém se a empresa não soube analisar o seu caso e ver se esta na hora de merecer um novo desafio ou não, fica a cargo da empresa acredito que tem que ser bem avaliada a promoção, porque quem sai perdendo é o colaborador que fica marcado como "insucesso" e a empresa por não saber selecionar.

    ResponderExcluir
  19. Muito difícil uma pessoa ter sucesso numa promoção antes da hora, por que ela não vai ter o preparo ou conhecimento necessário para realizar esse novo cargo. Para mim é um erro da empresa promover uma pessoa que não está preparada, por que ela deveria ter a capacidade de perceber se a pessoa está preparada ou não. Também é erro da pessoa promovida, por que ela não deveria aceitar um cargo superior a sua capacidade. Com isso a empresa teria mais chances de acertar quando for promover alguém. A pessoa aceitando um cargo superior a sua capacidade ela estará ponto seu emprego em risco, por que um fracasso pode custar o seu emprego. O negócio é se preparar/qualificar antes de uma possível promoção, pois assim quando a promoção ocorrer você estará preparado, pode ser que não esteja totalmente preparado, mas as chances de ter sucesso no novo cargo vão ser maiores.

    ResponderExcluir
  20. Bem, creio que o texto apresenta uma grande realidade. Penso que existe um tempo próprio para cada fase na vida de um indivíduo, e conduzir alguem para um momento ao qual nao esteja preparado, seja quanto a conhecimentos, quanto ao lado emocional ou mesmo social e familiar, pode gerar grande frustação. Acredito que nem todas as pessoas tem condicoes de abracarem um cargo superior. Penso que seria interessante permitir um tempo, como um estágio, para que a empresa pudesse ter uma ideia de como o individuo se portará e de o próprio funcionário analisar se realmente se sentiria bem com mais responsabilidades.
    Gilson Mekelburg

    ResponderExcluir
  21. Cada pessoa tem seu tempo, tanto para a vida como para o trabalho. Para assumir um cargo superior o indivíduo deveria ser preparado com antecedência para exercer a função mais tarde, quando isso ocorre com muita rapidez sem o preparo, podem haver frustrações, decontentamentos por parte da direção.
    O indivíduo não preparado se sentirá mais precionado e assim não conseguirá desempenhar sua função com liberdade e confiança, podendo comprometer seu carreira. Ainda que o colaborador não tenha a certeza de que poderá ser promovido ele pode se atualizar e se aperfeiçoar no ramo que deseja seguir,para que esteje preparados para as surpresas que eventualmente podem vir.

    ResponderExcluir
  22. Quantos de nós diriam não à uma promoção? É difícil dizer não no momento em que surge uma oportunidade como essa.
    Se dissermos sim, além de um aumento de salário, teremos subido um degrau na carreira profissional, teremos aumentadas nossas responsabilidades, as cobranças, etc... Mas se dissermos não, estaremos demonstrando insegurança, fraqueza, despreparo,...
    Por esse motivo, precisamos uma excelente formação acadêmica, continuamente adicionar conhecimentos à formação, desenvolver relacionamentos interpessoais, para estarmos melhor preparados e assim poderemos aumentar as probabilidades de nós e a empresa termos sucesso com a promoção.

    ResponderExcluir
  23. Na minha opinião, promoção antes da hora pode prejudicar a carreira sim, pois se o profissional não conseguir atender as expectativas exigidas pela empresa cria-se uma situação frustrante para ambas as partes.
    Com certeza o dano maior será do profissional que terá sua carreira marcada pelo fracasso e futuramente pode achar que não tem capacidade suficiente para assumir mais responsabilidades, portanto sempre que um funcionário receber tal proposta deve analisá-la bem antes de aceitar.
    Solangela Giehl

    ResponderExcluir
  24. Carlos Rafael Bueno Basso20 de abril de 2009 às 21:57

    Acredito que uma promoção precipitada pode, sim, prejudicar a carreira de um profissional e o desempenho de uma empresa frente ao mercado. Ao meu ver a promoção deve ser programada, analisando-se cuidadosamente o perfil que se precisa, a capacidade e a habilidade de cada candidato frente ao desafio de lidar com pessoas e gerenciar problemas. Essas características são perceptíveis no dia-a-dia de uma empresa, bastando analisar as diferentes condutas dos colaboradores diante de um imprevisto corriqueiro. Deve-se considerar também que a frustração numa promoção pode fazer com que a empresa perca um profissional tecnicamente muito bom: haverá motivação para se aperfeiçoar e dar o melhor de si sabendo que seu perfil não condiz com o que a empresa espera para o cargo?
    Rafael Basso.

    ResponderExcluir
  25. Um promoção precipitada com certeza pode atrapalhar e prejudicar uma carreira profissional. Pois pode ser um fracasso caso o profissional nao esteja preparado e apto a enfrentar esse novo desafio. É preciso primeiro avaliar se tal colaborador tem todos os requisitos para a promoção, deve ser bem avaliada e estudada. Pois além de poder prejudicar toda instituição, ele ficará com uma imagem negatica.

    ResponderExcluir
  26. Luceni Belusso Pawelkiewicz26 de abril de 2009 às 22:19

    No meu ponto de vista uma promoção precipitada pode sim prejudicar e muito a carreira profissional de uma pessoa, uma promoção errada na maioria da vezes acaba estourando no lado mais fraco, ou seja, no individuo, causando uma má imagem e levando também até uma demissão,por não atender as expectativas da empresa.O profissional deve estar preparado para dominar a area do novo desafio alavancando assim o sucesso profissional.
    Luceni Belusso Pawelkiewicz

    ResponderExcluir
  27. Maicon Heitor Wickert26 de abril de 2009 às 22:30

    No meu ponto de vista uma promoção antes da hora pode ser o inicio do fim, principalmente quando somos promovidos para gerenciar uma equipe, e na maioria das vezes gerenciar seus proprios ex colegas, mesmo que você sempre foi o melhor não quer dizer que você será o melhor para gerenciar a mesma, pois apartir dai você não trabalhará mais com máquinas e sim com pessoas.

    ResponderExcluir
  28. Toda promoção deve ser muito bem estudada antes de ser executada. Conforme o texto comenta, um desempenho técnico satisfatório é importantíssimo para chamar a atenção. Só que geralmente é deixada de lado a questão de capacidade gerencial do colaborador interessado na promoção.
    Um dos meios de sanar em parte esta falta de informação seria o encarregado do setor aonde houver promoção fazer breves entrevistas para identificar estas características de liderança necessárias na nova função. A observação no dia a dia tem fator fundamental também. Em pequenos gestos esta identidade da pessoa pode ser revelada.
    Ao final de contas, cabe ao responsável pela promoção ter total ciência de que o promovido precisa de tempo para executar as suas funções. Ainda mais em época de crise, muitos bons profissionais abraçam as promoções com unhas e dentes, executam um bom trabalho e no final os números acabam não sendo o esperado, mas não em função de um mau gerenciamento. O empreendedor precisa enxergar além da frieza dos números!!!

    ResponderExcluir
  29. A procura nas empresas normalmente é por uma promoção e todos tem uma grande ansiedade, estão sempre em busca da mesma. É muito bom quando se consegue a promoção, é a prova de que estamos no caminho certo e que estamos sendo valorizados pelo serviço prestado. Porém ela realmente pode estar vindo na hora errada, o que não é bom, pois é necessário estar capacitado para assim poder continuar se destacando e crescendo na empresa sem fracassar. A paciência é uma ótima amiga, pois devemos saber esperar chegar a hora certa e fazer de tudo para estarmos preparados para o momento.

    ResponderExcluir
  30. Certamente uma promoção precipitada pode prejudicar a vida profissional de um colaborador. Ambas as partes devem analisar minuciosamente os prós e contras até a execução desta promoção. O colaborador deverá está a par do grau de responsabilidade que ele passará a ter no cumprimento das novas tarefas, terá novos desafios que não encontrava no dia-a-dia, a partir daquele momento ele responderá pela figura do chefe, onde muitas vezes pode parecer um papel fácil olhando “de fora”, mas incorporado neste papel ele poderá observar o quanto era difícil executar o serviço. Independente do nível da promoção, ela deve ser o mais transparente possível por parte da empresa, para não gerar descontentamento de quem também almejava o cargo e gerar um grande nível de desmotivação. Cada pessoa possui um perfil diferente, uma forma de encarar a vida de outros ângulos. Uma pessoa de perfil mais arrojado pode encarar a “promoção antes da hora” como um desafio único em sua carreira abraçando esta oportunidade com todas as forças possíveis, e consequentemente se destacando no papel, por mais que o começo seja difícil, tendo que “matar um leão a cada dia” ela irá se destacar.
    Tudo depende do perfil de cada pessoa, podendo para alguns uma promoção antes da hora prejudicar a carreira profissional de forma catastrófica, já para outras a “promoção antes da hora” pode gerar o começo do seu case profissional de grande sucesso.
    Ramon Borkert

    ResponderExcluir
  31. Normalmente encaramos a promoção como algo positivo para o indivíduo dentro de sua carreira. Mas penso que nem sempre isto se torna realidade. De acordo com uma pesquisa realizada pelos cientistas britânicos Andrew Oswald e Chris Boyce ( fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/promocao_no_trabalho_aumenta_stress_em_10_diz_estudo/22301/), as promoções aumentam o stress em pelo menos 10%. Normalmente a promoção está aliada a um aumento de responsabilidade e as pessoas passam a ter menos tempo que anteriormente. Muitos simplesmente não estão preparados para este aumento de pressão. Se esta promoção for realizada antes da hora, além dos efeitos do stress ainda corremos o risco de contarmos com elementos como um possível despreparo técnico, gerencial e até psicológico, afetando ainda mais o desempenho e possível avaliação do promovido. Devemos ressaltar então a importância do planejamento tanto por parte da empresa que deve avaliar com critérios os efeitos de uma possível promoção, como por parte da pessoa que busca no futuro ser promovida, sendo que esta deve buscar um aprendizado e aperfeiçoamento constante para que esteja preparada para as portas que futuramente possam se abrir.
    José Verner Neumann

    ResponderExcluir
  32. Silvana Weimer Wunder28 de abril de 2009 às 17:10

    Com certeza uma promoção antecipada pode prejudicar qualquer colaborador numa empresa. Existem diversas pessoas com habilidades diferentes, portanto antes de promover a empresa deve se calçar se o funcionário esta preparado para assumir a nova função e se realmente deseja esta promoção, nada como um bom diálogo. Pois nas empresas com planos de carreira interna existem diversos setores e funções, porém com atividades funcionais diferentes e nem todos servem para qualquer função, com isso podemos identificar que a promoção de um indivíduo na hora errada e que não está preparado para assumir o novo posto, poderá trazer duas situações, primeiro ele dará de tudo para superar no novo desafio, ou ele simplesmente ficará frustrado por não querer esta promoção e não irá atingir os objetivos que a empresa deseja. Situação que deve ser avaliada pelos responsáveis, para não trazer prejuízos desnecessários para empresa. Sendo assim acredito que uma avaliação de desempenho individual de cada colaborador para entender o que ele almeja e se sente preparado para algum setor, caso ocorra designação, é muito válido para não se ter surpresas futuras, pois se o colaborador se sente preparado ele também irá demonstrar isto aos seus superiores, para isto a comunicação é muito importante dentro das organizações.

    ResponderExcluir
  33. Todo profissional gostaria de ter um plano de carreira na organização onde trabalha. Para tanto promoções farão parte de sua vida profissional. Uma promoção que ocorre antes da hora certa realmente pode prejudicar a pessoa. O que ela fazia com exelencia antes, não significa que conseguirá realizar da mesma maneira em outra tarefa. As situações do dia a dia serão diferentes e poderá ocorrer uma diminuição no rendimento. Com isso haverá a frustração por parte do funcionário e também por parte da empresa. Isso poderá manchar o curriculo e a credibilidade do funcionário. O que não pode ocorrer também é o congelamento do funcionário em uma função. A demora em promover uma pessoa apta para a função óde gerar descontentamento por parte do trabalhador e seu desligamento voluntário. É preciso escolher o momento certo para realizar a promoção de um funcionário. Quando realizada em tempo certo significará um crescimento tanto do trabalhador como o da empresa.

    ResponderExcluir
  34. Todo profissional deseja um plano de carreira, ele quer estar firme em cada passo que dá, uma promoção antes da hora pode prejudicar o colaborador, por que talvez ele não tenha adquirido a experiência necessária, ou não está apto a assumir mais responsabilidades, então ele acaba frustrando a si mesmo e as expectativas da empresa, provavelmente causando sua demissão, mas cada caso é um caso, com muito determinação e força de vontade se chega lá, e se contorna os obstáculos...

    ResponderExcluir
  35. Uma promoção antes da hora pode fazer mal não somente ao promovido como também para a empresa que tornou a decisão equivocada. O promovido corre o risco de perder o emprego se não está apto a função e não consegue realizar suas tarefas com sucesso. Por outro lado a empresa sai perdendo pois com os erros cometidos pelo promovido pode perder muito dinheiro, além de talvez ter que demitir um grande talento da empresa devido ao insucesso no novo cargo, ou seja,os dois saem perdendo se não for feito uma comprovação de que o promovido realmente está apto a ocupar o novo cargo.

    ResponderExcluir

Não esqueça de inserir seu nome ao final do comentário.