segunda-feira, 23 de março de 2009

Avaliação de Desempenho

Todos avaliam todos: feedback 360 graus mostra "elos fracos" em uma equipe

Método de avaliação em que todos os membros de uma equipe opinam sobre o desempenho do outro, o feedback 360º ajuda na percepção de elos fracos.

"Um profissional pode parecer muito competente aos olhos do superior, mas, na verdade, pode oprimir seus subordinados de uma tal maneira que estes deixam de ser proativos e não rendem para a empresa tudo o que poderiam render", afirmou a executiva e sócia da empresa de headhunters, CTPartners Brasil, Magui Lins de Castro.

AVALIAÇÃO
No feedback 360º, modelo também chamado por alguns gestores de "avaliação multivisão", o profissional é avaliado não somente pelo superior, mas também pelos seus pares e eventuais subordinados. Além disso, o profissional elabora sua própria autoavaliação.

Para chegar aos resultados, que são confidenciais, os membros da equipe preenchem um questionário, que descreve os comportamentos considerados essenciais para a organização.

O profissional usa os comentários para guiar melhor o seu próprio desenvolvimento, percebendo em quais pontos ele pode e deve melhorar e, assim, corresponder plenamente às expectativas não só da empresa, mas dos colegas também.

LIDERANÇA
Avaliar constantemente um líder é importante para que ele possa motivar mais a equipe, uma vez que suas atitudes influenciam os demais.

"Reconhecer os méritos, oferecer um ambiente saudável de trabalho e evitar certos vícios comuns à vida corporativa, como autoritarismo da chefia e o mau costume de dar ouvido às fofocas, são medidas indispensáveis", exemplificou Magui.

Ela disse que um chefe autoritário, agressivo, que não dá retorno; um colega que não compartilha idéias; ou um profissional que não cumpre seu papel são pessoas que atrapalham o progresso da empresa. "Por isso, não importa qual seja o tamanho da empresa ou a sua área de atuação, incorporar a realização de avaliações constantes será muito produtivo", completou.

8 comentários:

  1. Na minha opinião, todas as empresas deveriam ter algum método de avalição de desempenho, pois assim sabe-se se o colaborador esta atendendo as espectativas da empresa, ou também saber o que tal colaborardor precisa fazer para melhorar. E com esse médoto feedback 360º é um método interessante pois todos avaliam a todos, pois as vezes o colaborador pensa que esta tudo certo, nos conformes, mas seu superior ou ate seu subordinado não esta contente com sua atuação.
    E assim sendo avaliado por todos os lados o colaborador sabe para onde ele deverá seguir para resolver os problemas e melhorar, e assim também saber como incentivar sua equipe.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza todas as empresas deveriam ter um método de avaliação, pois além de ajudar a aumentar a auto-estima dos colabores, subordinados, etc., ajuda para aqueles membros da empresa que "acham que estão fazendo tudo direitinho", perceberem que não estão tão bem assim.E esse feedback 360 graus é um método interessantíssimo, pois todos avaliam todos e assim principalmente os colaboradores se sentem mais responsáveis pela empresa onde trabalham, porque eles alem de serem criticados, avaliados pelos superiores também dão sua opiniao sobre tais...E as vezes você trabalha numa empresa, e faz o que gosta, mas não esta satisfeito com a maneira que seu superior lhe trata ou trata seus colegas e com essa avaliação você, ajuda a melhorar o ambiente de trabalho. E até mesmo a produção da empresa, pois se você se sente motivado, você com certeza produz mais.E sendo avaliado você sabe o caminho mais correto a seguir.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a avaliação de desempenho quando inserida numa organização facilita muito o andamento dela, pois faz com que tanto o administrador quanto o colaborador saibam onde as mudanças se fazem necessárias.
    Avaliações de desempenho são úteis para o administrador saber quem compõem a sua empresa e quanto que cada colaborador contribui para o andamento da mesma, bem como, também é útil para o colaborador, para assim saber onde estão seus erros e acertos,para que assim todos juntos alcancem a excelência.
    Penso que é imprescindível para as organizações que almejam o crescimento!

    ResponderExcluir
  4. A avaliação de desempenho é um processo muito importante tanto para o colaborador, quanto para a empresa. Neste momento o colaborador irá constatar se está preenchendo as expectativas da empresa, irá saber os seus pontos fortes e pontos a melhorar. Todos as empresas deveriam habitualmente proporcionar um feedback para todos os seus colaboradores, através de um gestor capacitado para o mesmo. O feedback 360º é uma ótima forma de avaliar o conjunto da equipe, onde todos darão suas opiniões sobre o nível mais baixo da equipe ao nível mais alto, porém para isso acontecer é necessária uma maturidade muito grande na equipe, para o feedback não se voltar para o lado negativo.
    Ramon Borkert

    ResponderExcluir
  5. Acretido que uma empresa para crescer numa estrutura de mercado competitivo, ela constantemente precisa fazer uma avaliação de desempenho não só dos funcionários mas de uma forma geral, para que se tenha sucesso na área produtiva da mesma.Porém , para isso precisa ter pessoas capazes de serem lideres, que buscam os objetivos da empresa juntamente com seus subordinados, ter uma relação de trabalho com motivação, o que que a empresa consiga cada vez mais o reconhecimento da sociedade.É importante ter avaliações sempre estando bem ou mal, o que importa é ter um bom resultado.

    ResponderExcluir
  6. Penso que todos os colaboradores precisam saber como eles estão sendo vistos pelos demais. O legal nesse metodo de avaliação 360° é que todos podem avaliar o profissional, não apenas o seu superior direto. Muitas vezes ele desconhece todo o trabalho que o funcionario desenvolve.
    Por outro lado, essa avaliação pode causar sérios problemas de relacionamento na empresa, se essa avaliação nao for de fato sigilosa. O que pode ocorrer ainda que o subordinado seja precionado a fazer uma falsa avaliação. POr isso para que essa avaliação aconteça de forma ética, é preciso que seja feita de forma séria e honesta.

    Adriane Collet

    ResponderExcluir
  7. Luceni Belusso Pawelkiewicz30 de junho de 2009 às 07:32

    Concordo com o autor de incorporar a realização de avaliações constante e muito produtivo pois para uma empresa obter sucesso ela não depende só dela mas de toda sua equipe, ou seja, de seus colaboradores, pois nessa avaliação todos os membros de equipe participam.Na grande maioria das empresas o chefe não sabe todas as funções que seus subordinados exerce e assim acaba desmerecendo seu desempenho e dedicação.E com a avaliação multivisão todos participam.

    Luceni Belusso Pawelkiewicz

    ResponderExcluir
  8. Maicon Heitor Wickert30 de junho de 2009 às 12:23

    Acredito que o feedback 360° pode ser usado em todas as empresas, pois o que acontece na maioria delas é que o chefe avalia o líder e o líder avalia seus subordinados e com isso o chefe nunca sabe a real situação dos subordinados criando assim um ambiente de intrigas e pouca produtividade. Com a avaliação em conjunto entre chefe, líder e subordinados alem de dar uma oportunidade a novas idéias também é uma forma de motivar e comprometer toda a equipe eliminando as fofocas e intrigas tornado-a mais produtiva e competitiva.
    Maicon Heitor Wickert

    ResponderExcluir

Não esqueça de inserir seu nome ao final do comentário.