domingo, 29 de março de 2009

Remuneração Tradicional e Remuneração Estratégica

-
Remuneração Tradicional e Remuneração Estratégica
SISTEMAS DE REMUNERAÇÃO TRADICIONAIS E A REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA


Conceito de Remuneração Estratégica
Podemos dizer que a remuneração estratégica é um conjunto de diferentes materiais para remunerar os funcionários, representando um elo entre os indivíduos e a nova realidade das organizações. A remuneração estratégica deve considerar todo o contexto em que a organização está inserida, levando em conta suas características e planejamentos atuais e futuros.

TIPOS DE REMUNERAÇÃO


Remuneração Funcional
Conhecido popularmente como PCS (Plano de Cargos e Salários), é um dos sistemas de remuneração mais tradicionais existente e também o mais usual nas empresas em geral. O PCS é interessante para aquelas empresas que sofreram uma rápida expansão ou grandes transformações em um curto espaço de tempo, pois é freqüente que essas organizações fiquem consideravelmente "bagunçadas" . A remuneração funcional é implantada em conjunto com um sistema de cargos e salários para a adoção de conceitos que ajudarão a promover o equilíbrio interno.

O sistema de remuneração funcional promove o equilíbrio interno e externo. o equilíbrio externo consiste na adequação dos salários da empresa em relação aos valores praticados no mercado, em função de pesquisas salariais e o equilíbrio interno ocorre após avaliação de todos os cargos e aplicação de uma regra geral para estabelecimento dos salários, gerando um sentimento de justiça entre os empregados.

O sistema de remuneração funcional é composto de: descrição de cargo, avaliação de cargos, faixas salariais, política para administração dos salários e pesquisa salarial. Para algumas empresas, o sistema tornou-se desinteressante em função de divergências com as práticas gerenciais adotodas. Uma boa saída para sanar as divergências encontradas é a continuidade da prática do sistema de remuneração funcional com restrições em alguns componentes e/ou adaptação da metodologia, tornando-a mais moderna. Algo como alterações das descrições de cargos, ampliação das faixas salariais, mudanças na avaliação de cargos e adoção de uma política para administração de salários focada nos negócios e interesses da empresa e dos empregados.

Salário Indireto
Conhecido popularmente como benefícios oferecidos pelas empresas aos seus empregados, representando muitas vezes uma parcela considerável da remuneração total.

Remuneração Variável

É o conjunto de diferentes formas de recompensa oferecidas aos empregados, complementando a remuneração fixa e atrelando fatores como atitudes, desempenho e outros com o valor percebido. Os obejtivos da remuneração variável são: criação de vínculos entre o desempenho e a recompensa, compartilhamento dos resultados da empresa e transformação do custo fixo em variável.

Fonte: www.empregos.com.br
por Camila Hatsumi Minamide
-

19 comentários:

  1. Carlos rafael Bueno Basso29 de março de 2009 às 20:56

    Ao analisar as formas de remuneração concluo que a mais justa seria a Variável,pois a mesma se dá em função do desempenho apresentado pelo colaborador durante o mês.EX:Um vendedor que teve uma venda de R$100.000,00 se sentiria desmotivado caso um de seus colegas vendesse R$50.000,00 e recebe o mesmo salário que o seu.Carlos Rafael Bueno Basso

    ResponderExcluir
  2. Luceni Belusso Pawelkiewicz31 de março de 2009 às 21:53

    No meu ponto de vista dentre os três tipos de remuneração a que acho mais justa é a remuneração variável, pois ela demonstra o desempenho, atitude, dedicação e esforço de cada colaborador sem desmerecer o trabalho de cada um dentro da empresa, dando assim uma remuneração justa e merecedora para cada colaborador. Luceni Belusso Pawelkiewicz

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, dentre os três tipos, a melhor é a variável, pois é uma forma de motivar os colaboradores. Assim cada um sabe que a recompensa será de acordo com o empenho e a dedicação na realização das tarefas. Assim quanto mais o colaborardor se esforçar para fazer tudo no melhor possível, mais ele vai ganhar. Um modo vantajoso tanto para quem recebe, como para quem paga, pois vai estar pagando de acordo com o desempenho do colaborador.

    ResponderExcluir
  4. Dentre os tipos de remuneração destacados no texto acima, com certeza, a remuneração funcianal é a mais justa. Pois parte de uma avaliação criteriosa de cargos, e em seguida, uma avaliação de salários pagos no mercado. Desta forma, a empresa pode adequar - se ao salário pago no mercado, podendo competir pelos melhores profissionais, além de padronizar as suas formas de remuneração.
    Acredito também que seria interessante a empresa trabalhar com uma remuneração funcional, mas, ao mesmo tempo ter algum tipo de política salarial variável, principalmente aos gestores e diretores, que trabalham muito pressionados por metas. Esta seria uma bela forma de motivar o atingimento das mesmas.

    ResponderExcluir
  5. Letícia Fernanda Grings18 de abril de 2009 às 17:06

    Remuneração:
    Assunto complicado, quanto tratado por uma organização, por mais justo que seja o plano de remuneração estipulado pela organização, nem sempre todos os colaboradores se dão por satisfeitos. Creio que a melhor forma de remunerar um colaborador seja através do PCR, Plano de Cargos e Remuneração estabelecido pela empresa, onde devem ser estipulados os cargos da empresa, suas respectivas remunerações e por sua vez o salário indireto ou mais conhecido com benefícios que serão oferecidos ao colaborador. Benefícios estes como citados no texto acima, de livre escolha ao colaborador.
    No meu ponto de vista uma empresa que reconhece os colaboradores através de benefícios certos, merece admiração, empresas estas que sabem investir no desenvolvimento e no crescimento do colaborador para que isso se reverta em resultados em uma futuro próximo, criando seu próprios talentos, talentos estes que muito provavelmente serão o futuro da organização. Uma forma, também muito interessante de remuneração, é a remuneração variável, fruto do esforço dos colaboradores, esforço este recompensado através de incentivos financeiros, e ou, premiações. Os recursos adotados pela organização devem ser equiparados ao seu tamanho , levando em conta a disponibilidade financeira da mesma.

    ResponderExcluir
  6. Acho a maneira de remunerar com beneficios extras uma forma d desenvolver e incentivar as expectativas em relação ao seu futuro na empresa, pois esses beneficios são na verdade um objetivo ao qual os funcionarios querem atingir , ou até através deles atingirem conhecimento no caso de auxilio educação e no caso de um plano de carreira definido pode estabelecer metas que quer atingir futuramente na empresa.Sendo assim acho a remuneração funcional a melhor opção.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que a Remuneração Estratégica seja a mais usada nas empresas de carreira fechada. Num primero momento você é contratado para o cargo básico da empresa e conforme seu desempenho lhe é concedido uma promoção e neste segundo estágio o salário aumenta conforme alguns critérios , nem sempre iguais na instituição , podendo ser diferente de filial para filial. Gosto deste tipo de remuneração pois em nenhum momento poderá ser constratado um gerente ou outro sucessor que não tenha passado pelo primeiro cargo que a empresa oferece , assim ninguém poderá achar injusto pois dependerá exclusivamente do emprenho de cada u para conseguir uma promoção.

    Adriana Schorr

    ResponderExcluir
  8. Acredito que a melhor maneira de remuneração entre os três tipos citados acima, seria a remuneração funcional.Desta maneira a empresa pode adequar o salário ao cargo exercido na empresa.
    Denise Maurer

    ResponderExcluir
  9. Eu sou totalmente a favor da remuneração funcional, porque ela tem os melhores critérios para definir o salário dos colaboradores. A remuneração funcional tem como base a avaliação de cargos até a comparação do salário que o mercado está pagando, assim a empresa consegue promover um equilíbrio interno e externo. Além de ter uma remuneração funcional seria importante incluir a remuneração variável, pois assim a empresa poderia recompensar seus melhores colaboradores.

    ResponderExcluir
  10. Na minha opinião, a remuneração funcional é a mais adequada, pois como citado no texto, ela promove um equilíbrio interno e externo. Porém, no caso, como citado pelo Carlos Rafael, em situações de vendas, o variável se torna mais estimulante, pois o salário dependerá do seu esforço de atingir os objetivos. Um mix das duas é interessante

    ResponderExcluir
  11. Maicon Heitor Wickert26 de abril de 2009 às 22:52

    Sabendo que o mercado esta cada vez mais competitivo, e as empresas precisam estar atentas ao mercado e a seu plano de remuneração, no ponto de vista a remuneração funcional é a mais adequada , trazendo um equilibrio interno e externo e também um sentimento de justiça a seus colaboradores, pois cada um ganha o que merece. Mas também não podemos descartar a remuneração variável pois é uma forma de estimular os seus colaboradores.
    Maicon Heitor Wickert

    ResponderExcluir
  12. Acredito que não possamos generalizar ao afirmar que um determinado tipo de remuneração é melhor do que o outro. Cada empresa possui peculiaridades as quais devem ser observadas na hora da adoção ou criação de uma política salarial adequada. O ideal seria que a empresa pudesse chegar a tal estágio de aperfeiçoamento de sua política salarial para que pudesse utilizar tanto a remuneração funcional, baseada em perfis, pré-requisitos do cargo e analise do mercado, quanto uma remuneração variável que realmente possa premiar desempenhos diferenciados e qualificados. Cabe ressaltar que independente da política utilizada, torna-se necessário que a empresa esteja atenta tanto as mudanças que ocorrem diariamente no ambiente interno, como no ambiente externo da empresa. Dificilmente teremos na equipe uma aceitação total da política de remuneração, até por que, o senso de justiça e de satisfação financeira são diferentes em cada pessoa. O que todos almejam é um cenário utópico onde, a política salarial pudesse satisfazer todas as necessidades de todos colaboradores, motivando os a tal ponto de buscar constantemente melhorar a sua performance e atingir o máximo possível de desempenho para a corporação, sem que esta sofra algum tipo de prejuízo por ter tal política salarial.
    José Verner Neumann

    ResponderExcluir
  13. Acho boa a maneira de remunerar seus colaboradores com beneficios extras pois é uma forma de incentivar e deixá-los com expectativas em relação ao seu futuro na empresa, pois o colaborador se sente valorizado no momento em que a empresa o "presenteia" com auxilio educação, saúde e alimentação. Ele acaba percebendo que a empresa não se preocupa somente com o seu rendimento na empresa e o lucro q ele dará pra ela, mas também pelo seu bem estar. Por isso acho a remuneração funcional a melhor opção.

    ResponderExcluir
  14. A remuneração é um assunto muito delicado em qualquer organização. Ela muitas vezes é um grande atrativo para profissionais adquirirem o interesse de se incluir no quadro de colaboradores da organização, ou na maioria das vezes caso de muitas reclamações. A remuneração deve partir de vários fatores a serem analisados: o tamanho (financeiro ou físico) da empresa em relação aos seus concorrentes, será adotada uma política de remuneração superior, inferior ou igual ao restante do mercado, quais serão as formas de remuneração da empresa, quais atrativos que podem ser utilizados para manter os colaboradores...enfim uma porção de dados e comparações devem ser compilados para se concluir uma remuneração justa.
    Acredito que o sucesso de uma política de remuneração deve exaltar para o lado onde o colaborador será recompensado pelos resultados que ele trouxer para a empresa, mesmo que esta prática está começando a se extinguir em países seriamente afetados pela crise atual. Um salário fixo estipulado, podendo variar conforme o cargo e nível, complementado por um salário variável que só irá depender do sucesso e emprenho do próprio colaborador. Deverá existir alguma forma de ajuda por parte empresa se o colaborador estiver se capacitando em alguma atividade extra-curricular onde irá gerar frutos para a empresa. Existem inúmeras formas de remunerar os colaboradores, mas de nada adianta uma política de remuneração eficiente no papel e na prática ela não existir.
    Ramon Borkert

    ResponderExcluir
  15. Acredito que a remuneração precisa ser definida pela capacidade e pelo diferencial que o funcionário apresenta. Por que o funcionário quando é reconhecido pelo seu esforço está bem mais estimulado para novos desafios. E também é importante fazer com que o funcionário.

    ResponderExcluir
  16. Na minha opinião todos os empregados recebem uma remuneração que geralmente é
    compatível com a função que exercem, existem algumas excessões é claro.
    Acredito que a remuneração variável é a melhor de todas, é um programa de comprometimento, onde o funcionário dá o melhor de si para alcançar as metas estipuladas pela empresa e é recompensado por isso.
    A remuneração variável deve ser bem analisada pelos
    dirigentes pois está relacionada com o perfil das pessoas que trabalham na
    empresa. Ele só produzirá os resultados
    desejados se existir na empresa um número suficiente de pessoas empreendedoras, independentes, que valorizem o sucesso obtido pelo esforço pessoal.
    Solângela

    ResponderExcluir
  17. Acredito que não dá para generalizar, cada empresa é um caso diferente, por exemplo, para funcionários da linha de produção o mais justo é o funcional, pois é uma forma padronizada de pagamento, sem causar descontentamento entre funcionários, claro que cada cargo deve seu valor específico avaliando-se os riscos e responsabilidades da função. Já em empresas atacadistas, que vende via vendedores diretos o mais justo é o modo variável,pois esta função tem de ser agressiva e é fundamental para a sobrevivência da empresa, portanto é preciso recompensar melhor aqueles vendedores que se esforçam mais.

    ResponderExcluir
  18. Como não esta facil manter talentos dentro da empresa devido a grande procura de profissionais capacitados no mercado, a criatividade na hora de remunerar o colaborador é fundamental para que a remuneração esteja alinhada diretamente com as metas a serem atingidas, sendo assim um funcionário bem remunerado é um grande passo para atingir a visão da empresa.

    Wellington Diego Kovalski

    ResponderExcluir

Não esqueça de inserir seu nome ao final do comentário.