domingo, 8 de março de 2009

O problema de pular de estágio em estágio

-
O problema de pular de estágio em estágio

Como o estágio é um momento de experimentação e aprendizagem, alguns estudantes tentam passar por diferentes áreas a fim de adquirir experiência e decidir qual setor seguir dentro da abrangência que seu curso oferece. Alguns mal entram em uma empresa e já logo vão em busca de outra oportunidade ao pensar que tem, normalmente, quatro ou cinco anos para estagiar e devem passar por muitos lugares. Outros permanecem na empresa até o prazo limite de contrato e, caso não sejam efetivados, aí então partem para a procura de uma nova vaga.

A verdade é que não existe uma regra de quanto tempo é o ideal para permanecer em um estágio. O aconselhável é a permanência de um ano, pois é um prazo médio considerado adequado para um bom aprendizado e conhecimento do setor em que trabalha. Se houver possibilidade de prorrogação ou efetivação e se o estudante quiser seguir carreira na empresa em que está atuando, é claro que deve continuar por mais tempo e aproveitar a grande oportunidade que está sendo oferecida ao seu futuro profissional.

O tempo de permanência na empresa é também um quesito de análise dos currículos que chegam aos consultores de recursos humanos ou gestores da empresa. Mas o fator diferencial é o histórico profissional do candidato. Se este ficou dois anos na empresa e, dentro deste período, houve promoções e crescimento profissional, a imagem transmitida ao selecionador é de uma pessoa batalhadora e competente. Mas se caso o estudante ficou estabilizado durante todo esse período, isso pode significar que ele é estagnado e não busca crescimento profissional.

Quando a análise do currículo é concluída e o candidato chamado para uma entrevista pessoal, isso pode ser questionado a ele. Se o caso do estudante for o de curta permanência em diferentes empregos ou estágios, é provável que o entrevistador queira saber se este tem compromisso com o local em que trabalha e se é um profissional dedicado aos objetivos da empresa. Para tirar essa dúvida, perguntará o motivo da saída e como era a instituição em que trabalhava.

Muitas pessoas cometem o erro de falar mal do antigo chefe e de onde atuava. Isso é praticamente uma atitude eliminatória na entrevista, pois se em uma situação formal como essa, o candidato sai falando mal dos lugares por onde passou, isso pode significar que, se contratado, também pode denegrir a imagem da nova empresa. O ideal nesse caso é ressaltar as qualidades do antigo emprego, o que aprendeu neste local e que agora quer colocar em prática caso conquiste essa oportunidade.

Uma das competências comportamentais mais requisitadas em um candidato a uma vaga de estágio é a garra e a vontade de aprender e crescer profissionalmente, dentro de seus limites. Por isso, invista em seu conhecimento e procure sempre agregar a sua competência e seu aprendizado ao seu trabalho, destacando-se dos demais. Os líderes hoje querem alguém comprometido com o crescimento da empresa, vislumbrando nesse jovem um talento potencial que vale a pena ser investido.

Jamais acomode-se na sua profissão e procure conhecer a forma de atuação de outros departamentos, além do que atua. Caso pretenda seguir carreira na empresa, ou mesmo em outros lugares, mostre que a sua maior qualidade é o conhecimento que detém e que pode somar no trabalho da equipe. Se estiver em busca de um novo estágio, deixe essa vontade bem clara ao entrevistador e faça seu marketing pessoal, exaltando suas qualidades e vontade de aprender.

Giuliano Bortoluci é Diretor de Comunicação do Site Estagiários.com
-

Um comentário:

  1. Considero o estágio uma forma muito positiva para o futuro profissional. No estágio, pode-se passar por várias "áreas", aprendendo sobre muitas coisas. É uma oportunidade de crescimento, onde com dedicação e força de vontade de fazer e aprender, e correr atrás para sempre saber mais, e nao se acomodando, pode ocorrer uma efetivação e permanênica na empresa. Porém, como citado, ficar pulando de estágio em estágio não é nada bom, assim, como pular de emprego tbm. Mas, muitos jovens, querendo se "achar" na vida, procuram um estágio e não se identificando, procuram outro, e nesse caso, acho que acabam não adquirindo mto conhecimento para ser aproveitado futuramente.

    ResponderExcluir

Não esqueça de inserir seu nome ao final do comentário.