domingo, 8 de março de 2009

O Valor do Conhecimento e o Conhecimento do Valor

-
Texto de Luiz Marins

Há pessoas que duvidam do valor do conhecimento. Mas essa dúvida é totalmente sem fundamento. Todas as pesquisas nacionais e internacionais comprovam que quem tem mais conhecimento, tem mais sucesso pessoal e profissional. Além disso, estamos na era do conhecimento, exatamente porque o maior valor que temos nos dias de hoje é a informação de valor, ou seja o conhecimento. Digo informação de valor, porque não basta ter informação sobre qualquer coisa. É preciso que ela tenha um valor para a sociedade. Daí ela será valorizada, trazendo o sucesso e tornando-se em conhecimento. Muitas pessoas têm conhecimento sem valor. Os fofoqueiros, por exemplo, sabem tudo da vida alheia. Mas qual o valor desse conhecimento?

Quando um colaborador de uma empresa realmente conhece o seu trabalho, estuda o que faz, busca a excelência e a perfeição, investe em si próprio, com certeza terá sucesso. Muitas pessoas me dizem que já fazem isso. Mas será que fazem o suficiente? Será que entendem que o conhecimento é uma corrida sem linha de chegada ou seja quanto mais você souber, mais verá que pouco ou nada sabe? O filósofo grego Sócrates, dizia “tudo o que sei é que nada sei” exatamente para mostrar que o ser humano nunca pode parar de aprender e buscar conhecimento.

Vejo pessoas deprimidas e tristes e uma das razões é que elas perderam a vontade de aprender, de buscar conhecimentos novos sobre o que fazem. Pararam na vida, deixaram-se levar pela preguiça, pela inércia, pela desmotivação.

É preciso acreditar que o ser humano precisa sentir-se em constante desenvolvimento intelectual para sentir-se feliz e ter sucesso pessoal e profissional. O ser humano quer sempre um trabalho desafiante que lhe dê sentimento de missão e propósito. E só ele mesmo pode encontrar essa missão e buscar esse propósito.

Assim, não fique esperando que os outros o motivem. Busque a motivação pelo conhecimento, pela razão, estudando mais, conhecendo mais o que faz, se interessando mais em aprender todos os dias uma coisa de valor para você e para a sociedade.
-

5 comentários:

  1. Concordo com que o autorescreveu. Sem conhecimento de valor somos só mais um. Agregar valor intelectual,não parar no tempo, ir além buscando aprender mais e melhor éfundamental para se estr no mercado de trabalho e entrosado à comunidade e a gruposdepessoas. Ter um bom relacionamento noambiente de trabalho e pessoal automaticamente estãointerligados e trazem-nos satisfação fazendo com que nos motivamos e procuramos o aprimoramento.Adriana Schorr

    ResponderExcluir
  2. Silvana Weimer Wunder5 de maio de 2009 às 02:13

    O autor foi bem original em escrever este texto, porque as palavras e frases que usou sobre o conhecimento é a realidade que muitas vezes vemos e não queremos aceitar. Conhecimento é essencial para que possamos nos manter no mercado de trabalho, isto significa que nunca podemos parar e achar que sabemos o suficiente, a preocupação em querer aprender algo novo, motivação, excelência, perfeição, leitura, aprendizado, são palavras chaves que devem estar presentes em nosso cotidiano. Podemos dizer que uma pessoa com conhecimento é uma pessoa que também terá um bom relacionamento com os colegas, saberá sanar dúvidas quando lhe serão incubidas e com certeza terá mais sucesso em uma empresa que os demais colaboradores. Como o autor menciona no texto: " Quem tem mais conhecimento, tem mais sucesso pessoal e profissional."

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com a colocação do autor, temos que ir em busca de novos conhecimentos sempre, não só em benefício profissional, mas para se realizar pessoalmente também. Existem tantas formas hoje em dia de adquirir conhecimentos, e quem não optar por eles com certeza ficará para trás. As empresas estão cada vez mais focadas em pessoas com conhecimentos mais elevados, que possam agregar melhores resultados.
    Solângela

    ResponderExcluir
  4. O autor faz uma colocação muito interessante..."todas as pesquisas nacionais e internacionais comprovam que quem tem mais conhecimento, tem mais sucesso pessoal e profissional", portanto, é de fundamental importância o individuo sentir-se motivado para buscar constantemente pelo conhecimento certo, porque muitas pessoas tem conhecimento, porém um conhecimento inaproveitável para o dia-a-dia. Como o próprio autor mesmo diz, conhecimento é uma corrida sem linha de chegada. Portanto, um profissional que almeja o sucesso precisa conhecer, estudar infinitivamente.

    ResponderExcluir
  5. OMercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo, e temos que ter conhecimento que ao pararmos no tempo, os únicos prejudicados somos nós mesmos.
    O conhecimento é um valor que é só nosso valor esse que ninguém nunca ira tirar de nós. Investir em nosso conhecimento é investir em nosso próprio futuro. Por mais que em nosso dia a dia, em nossas rotinas diárias temos o conhecimento que a nós parece suficiente, sempre temos o que aprender e o que contribuir com a organização trazendo assim novas idéias. Buscando a nossa excelência e contribuindo com nossos conhecimentos para a organização.
    Essa busca é incessante e como já dizia o filósofo grego Sócrates, “tudo o que sei é que nada sei”, e com certeza não podemos ficar esperando uma oportunidade para ampliarmos nossos conhecimentos devemos nos auto motivar e correr atrás de nossos interesses mantendo assim nosso lugar no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir

Não esqueça de inserir seu nome ao final do comentário.